curiosidades sobre pennywise

As principais curiosidades sobre o palhaço assassino de “It-a coisa”, um filme de terror escrito por Stephen King

It: A Coisa (1986) é uma das obras mais aclamadas do mestre das histórias de horror Stephen King. O autor criou uma das criaturas mais assustadoras de todos os tempos: Pennywise!

Na realidade, Pennywise (ou Parcimonioso, em português) é apenas uma das várias manifestações de A Coisa. Essa entidade côsmica que acorda a cada 27 anos para se alimentar dos medos e fobias das crianças da cidade de Derry, nos Estados Unidos.

Stephen King nunca afirmou, mas acredita-se que o autor tenha se inspirado (mesmo que indiretamente) em um notório serial killer que espalhou o terror pela América entre as décadas de 1970 e 1980: John Wayne Gacy.

Conhecido como “Palhaço Assassino”, Gacy foi acusado de ter torturado e assassinado mais de 30 garotos. A brutalidade com que o serial killer atacava as suas vítimas chocou o mundo na época.

John Wayne costumava assumir a identidade do palhaço Pogo e ir para festas infantis, onde conseguia atrair a atenção de jovens crianças. Além disso, quando finalmente foi capturado pela polícia, Gacy também passava horas fazendo desenhos de palhaços macabros em sua cela.

John Wayne Gacy foi condenado a 21 condenações de prisão perpétua e 12 sentenças de morte pelos crimes que cometeu.

No entanto, King diz que a verdadeira ideia para a criação do Pennywise surgiu enquanto caminhava por uma velha ponte feita de madeira. O autor lembrou imediatamente das histórias dos trolls que ficam escondidos embaixo das pontes para atacar e comer crianças.

Com essa ideia na cabeça, Stephen trocou as pontes de madeira por bueiros e a figura dos trolls por um palhaço medonho. O motivo? Para o autor os palhaços são personagens muito estranhas e assustadores. Além disso precisamos levar em consideração que na época que o romance foi escrito, a figura dos “palhaços assassinos” estava na moda.

Resultado de imagem para pennywise

Deixe um comentário